Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica

Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica ocupa uma área de 1599 hectares ao longo de 13km de comprimento, desde a Trafaria até à Lagoa de Albufeira, com localidades pertencentes aos concelhos de Almada e Sesimbra. Esta área que se estende ao longo da orla litoral, forma uma escarpa que se ergue face ao nível do mar e cria uma paisagem e ecossistema admirável.

A formação

A Arriba Fóssil da Costa de Caparica formou-se pelo mar e pela ação do vento em tempos remotos, no entanto a sua paisagem atual desenvolveu-se em consequência da humanização e da resposta que os recursos naturais deram à transformação ocorrida ao longo dos anos. Assim, esta área é constituída por uma planície costeira, com uma arriba fóssil que se forma ao longo da sua extensão a Oeste e no seu topo é existente uma plataforma considerada plana, que alcança pouco mais de 100 metros de altitude na zona dos Capuchos e que reduz na sua extensão para Sul.

Esta vasta área protegida, foi classificada como Paisagem Protegida em 1984, e apresenta atualmente diversos estados de conservação que criam o equilíbrio necessário ao desenvolvimento natural e humano. Neste sentido de conservação e organização da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica foram definidas três áreas de paisagem, sendo estas as Terras da Costa, os Pinhais da Charneca e a Arriba Fóssil e Orla Costeira.

Nestas três áreas da Paisagem Protegida, as Terras da Costa é referente à área de planície onde atualmente se encontra a zona urbana da Costa de Caparica e parte da Arriba Fóssil, os Pinhais da Charneca com a área do topo da arriba que é ocupada pela Mata Nacional dos Medos e área florística com a presença de arbustos e floresta, e a Arriba Fóssil e Orla Costeira com a linha de praia, cordão dunar, área de planície de dunas interiores e a restante área da Arriba.

Área envolvente

Dada a localização e altitude deste local há a oportunidade de observar a paisagem desde o Cabo Espichel até à Serra de Sintra, com a existência de diversos miradouros para tal, como por exemplo na zona dos Capuchos que alcança aproximadamente uma centena de metros de altitude e no Cabo Malha que é o ponto mais alto com 114 metros de altitude.

Fotografia da Arriba Fóssil da Costa de Caparica e de uma das praias existentes na zona
Fonte: Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

Para além dessa possibilidade, a área também oferece outras oportunidades de lazer e formas de a conhecer, com a existência de diversos caminhos e trilhos e parques de merendas que proporcionam momentos de piquenique e repouso.

Aqui, neste sentido de conservação e observação da natureza e de atividades de recreio e lazer, destaca-se a Mata Nacional dos Medos, que foi criada no Século XVIII para suster as areias das dunas que avançavam para os terrenos agrícolas, onde nos seus 340 hectares há uma vasta área de pinheiro e uma coleção botânica de grande importância, como também parques de merendas e percursos para conhecer a área.

Informação Geral

Morada: Estrada Florestal da Fonte da Telha, Mata Nacional dos Medos, 2825-494 Fonte da Telha

Horário: Centro de Interpretação da Mata dos Medos aberto de Segunda-feira a Sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 | Encerrado: Centro de Interpretação da Mata dos Medos encerrado aos fins de semana e feriados

Email: ppafcc@icnf.pt

Telefone: (+351) 212 918 270

Website: Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

Transporte: Autocarro 116, 127, 145 (Transportes Sul do Tejo)

Mapa

Cronologia

→ Há 10 milhões de anos atrás: Mar chegava à base da arriba, no entanto recuou devido ao movimento das placas tectónicas
→ Século XVIII: Ordem do Rei D. João V para semear a Mata Nacional dos Medos com o objetivo de fixar as areias das dunas que avançavam para terrenos agrícolas
→ 1755: Terramoto tem impacto na área e dá origem à planície litoral
→ 1971: Mata Nacional dos Medos classificada como Reserva Botânica
→ 1984: Arriba Fóssil da Costa de Caparica classificada como Paisagem Protegida

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar