Campo Desportivo Nacional do Jamor

Campo Desportivo Nacional do Jamor

O Centro Desportivo Nacional do Jamor, localizado em Oeiras no vale do Rio Jamor, é um complexo de infraestruturas desportivas envolvido num parque urbano e zona de mata, reunindo assim condições para a prática desportiva em diferentes níveis de desenvolvimento, bem como para atividades de lazer.

A necessidade de um centro desportivo

A proposta para a criação deste centro desportivo aconteceu em 3 de Dezembro de 1933, quando num congresso para debater o desporto em Portugal os delegados de clubes, associações e federações solicitaram ao governo medidas para a dinamização da atividade desportiva em Portugal. Nesta proposta das medidas apresentadas era solicitado a construção de um grande estádio e equipamentos multidesportivos, de modo a abranger a prática de diversas modalidades e possibilitar uma área de recreio.

Assim, em 1 de março de 1934 foi lançado o concurso para a elaboração do projeto do complexo desportivo, e em 14 de Outubro de 1939 foi assinada a “Memória Descritiva do Projeto Definitivo das Bancadas do Estádio de Atletismo”. A sua inauguração aconteceu em 10 de Junho de 1944 numa grande cerimónia, em que nessa data já se encontrava concluído o Estádio Nacional, Tribuna, Praça da Maratona, edifício de serviços administrativos e parques de estacionamento.

Novas infraestruturas e ampliação do centro desportivo

Nesse ano de inauguração também se registaram importantes inaugurações no local, tais como o primeiro troço de autoestrada da Península Ibérica e o ramal ferroviário que ligava o Estádio Nacional à estação da Cruz Quebrada. As construções de outras infraestruturas continuaram nos anos seguintes, com a plantação de 500.000 árvores e arbustos para criar uma zona verde, a inauguração do Centro de Treino de Ténis em 10 de Junho de 1945 e do Instituto Nacional de Educação Física em 1954 para formar técnicos e professores de desporto.

Foto do panorama do Parque Urbano do Jamor, em Oeiras
Juntas, Wikimedia Commons

Dada a importância do local e para o desporto nacional, em 1960 é ampliado o Centro de Treino de Ténis e construídos campos de jogos, e em 1982 acontece a ampliação do Centro de Treino de Ténis, construção de campos de jogos, relvado informal, carreira de tiro, edifício de apoio, Centro de Estágio da Cruz Quebrada, alojamento do Centro de Alto Rendimento e alojamentos de estudantes da Faculdade de Motricidade Humana.

No ano de 1999 o complexo desportivo recebe novas melhorias, com a construção do driving range de golfe, campos para râguebi, pista de cross, piscina olímpica, pista de atividades náuticas, ilhas do Parque Urbano do Jamor e Pavilhão dos Esteiros da FMH e foi alterado o percurso final do Rio Jamor.

Em anos mais recentes continua a ser considerado um local importante para a prática desportiva e lazer, com frequência de atletas de diversos níveis, e após 2000 é construída a nave de atletismo, campo de tiro com arco, campo de golfe, minigolfe, ginásio ao ar livre, parede de escalada, campos de ténis cobertos, pista de BTT, espaço de recreio e parque aventura. Nos últimos anos foram também remodelados e reordenados diversos equipamentos.

Informação Geral

Morada: Praça da Maratona, 1495-751 Cruz Quebrada

Email: reservas.jamor@ipdj.pt

Telefone: (+351) 214 146 030

Website: Jamor

Transporte: Autocarros 776 (Carris), 6 (Vimeca) e 102 (Lisboa Transportes) | Comboios Linha de Cascais – Estação de Cruz Quebrada (CP)

Mapa

Cronologia

→ 3-12-1933: Realização do Congresso dos Clubes Desportivos, onde os clubes, associações e federações apresentam medidas ao governo, sendo uma dessas a construção do complexo desportivo
→ 1-03-1934: Publicado o concurso para a elaboração do projeto de um grande complexo desportivo
→ 14-10-1939: Assinada a “Memória Descritiva do Projeto Definitivo das Bancadas do Estádio de Atletismo”
→ 10-06-1944: Inauguração do Estádio Nacional, Tribuna, Praça da Maratona, edifício de serviços administrativos e parques de estacionamento
→ 10-06-1945: Inaugurado o Centro de Treino de Ténis
→ 1954: Inauguração do Instituto Nacional de Educação Física
→ 1960: Ampliação do Centro de Treino de Ténis e construção de mais campos de jogos e pista de atletismo
→ 1982: Ampliação do Centro de Treino de Ténis, construção de campos de jogos, relvado informal, carreira de tiro, edifício de apoio, Centro de Estágio da Cruz Quebrada, alojamento do Centro de Alto Rendimento e alojamentos de estudantes da Faculdade de Motricidade Humana
→ 1999: Construção do driving range de golfe, campos para râguebi, pista de cross, piscina olímpica, pista de atividades náuticas, ilhas do Parque Urbano do Jamor e Pavilhão dos Esteiros da FMH e alterado o percurso final do Rio Jamor
→ Após 2000: Construção da nave de atletismo, campo de tiro com arco, campo de golfe, minigolfe, ginásio ao ar livre, parede de escalada, campos de ténis cobertos, pista de BTT, espaço de recreio e parque aventura
→ Anos recentes: Remodelação e reordenação de diversos equipamentos

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar