Castelo de Estremoz

Castelo de Estremoz

O Castelo de Estremoz, onde atualmente se encontra a Pousada Rainha Santa Isabel, não apresenta informação consistente acerca da sua origem. No entanto, é apontado que o início da sua construção ocorreu quando D. Afonso III foi Rei de Portugal, sendo indicado 1260 como a data da possível construção da cerca medieval. Após a sua construção o Castelo de Estremoz alcançou um importante estatuto, com D. Dinis a continuar o projeto do castelo, que foi um dos projetos mais importantes dessa época.

A defesa de Estremoz

A cerca medieval existente no reinado de D. Dinis, era constituída por vinte e duas torres, conseguindo ter capacidade de defesa, com a população a residir intra-muros que tinha a capacidade de abastecimento assegurada por aproximadamente vinte cisternas. É assim percebida a importância que Estremoz teve no século XIV, com um conjunto patrimonial onde o castelo era o impulsionador do desenvolvimento. Também teve impacto a posse da Rainha de Santa Isabel, que teve contributo para transformar Estremoz como um dos principais centros políticos, sendo que foi no castelo que a rainha faleceu em 1336.

Fotografia do Castelo de Estremoz
Roman Danylych, Wikimedia Commons

Características do Castelo de Estremoz

O castelo apresenta uma planta poligonal, assim como a cerca medieval, sendo que a sua secção principal situa-se a Sul com a Torre de Menagem. A cerca apresenta duas portas principais que se encontram a nascente e a poente, existindo outras portas secundárias e postigos que permitiam o acesso ao interior da muralha. Nestas tem destaque o Arco de Santarém, que apresenta o melhor estado de conservação, em que se observa um vão ogival protegido por uma torre quadrada, como também a legenda epigráfica com o início da construção.

Nesta estrutura há o destaque para a Torre de Menagem e para a Torre das Couraças, as quais são da mesma época, sendo que a última tinha como função defender um caminho muralhado desde a cerca urbana até um ponto de água. A Torre de Menagem apresenta destaque visto ser uma das melhores conservadas em Portugal, com aproximadamente 27 metros de altura, três andares e coroada com merlões de forma piramidal.

Fotografia do Castelo de Estremoz, iluminado durante a noite
MarcoMileu, Wikimedia Commons

Dado que Estremoz ao longo dos anos aumentou a sua importância, principalmente a nível militar, foi decidido o amuralhamento total no século XVII. Assim, de 1660 a 1668 foi desenvolvido o projeto para uma segunda linha de defesa, que resultou numa fortificação edificada em toda a área urbana de Estremoz. Esta linha permitiu ligar os diversos baluartes, meios-baluartes e outros elementos e foi concluída até 1670, com as nove portas a serem concluídas entre 1676 e 1680.

Atualmente no Castelo de Estremoz também funciona uma pousada, onde a posição elevada do Castelo permite usufruir de uma vista panorâmica para Estremoz e para a planície alentejana.

Fotografia da Torre da Menagem do Castelo de Estremoz
Stephen Colebourne, Wikimedia Commons

Informação Geral

Morada: Largo de D. Diniz, 7100-509 Estremoz
Horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 | Encerrado: Segunda-feira, Terça-feira de manhã e no último fim de semana de cada mês
Website: Pousadas de Portugal
E-mail: guest@pousadas.pt
Telefone: (+351) 268 332 075

Mapa

Cronologia

→ 1260: Data possível da cerca medieval
→ Século XVI: Construção dos baluartes
→ 1645: Construção das fortificações
→ 1967: Projeto de adaptação a pousada
→ 1970: Inauguração da pousada

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar