Convento dos Capuchos

Convento dos Capuchos

O Convento dos Capuchos situa-se numa encosta sobranceira à cidade da Costa de Caparica e foi em tempos uma casa religiosa pertencente à Ordem dos Franciscanos.

Fundação do Convento dos Capuchos

O Convento dos Capucho foi edificado em 1558, numa obra impulsionada por Lourenço Pires de Távora. Pertencente à família Távora, Lourenço Pires foi um dos apoiantes à ascensão do cardeal D. Henrique após a morte do rei D. Sebastião em Alcácer Quibir. Foi também capitão de Tânger, em 1564, e regressou 2 anos mais tarde a Portugal, e retirou-se para a Caparica, onde tinha fundado o convento para os frades franciscanos capuchos da Arrábida.

Fotografia da fachada principal do Convento dos Capuchos
Localew

A perda de importância e os dias de hoje

O convento sofreu danos graves com o terramoto de 1755, e começou a perder importância nos anos que se seguiram, coincidindo com o período de queda da família Távora. Deixou de funcionar completamente com a extinção das ordens religiosas, em 1834, a que se seguiu a nacionalização do seu recheio.

Já no século XX, mais precisamente em 1950, o convento foi adquirido pela Câmara Municipal de Almada, e foi reaberto ao público dois anos mais tarde. Nas décadas de 60 e 70 foram promovidas as obras de construção do jardim, e em 2000 deu-se o início da requalificação do convento pela Câmara Municipal de Almada.

Fotografia do Jardim do Convento dos Capuchos
Localew

Atualmente, para além de poder ser visitado pelo público em geral, o Convento dos Capuchos é ainda palco do Ciclo de Música dos Capuchos, um evento anual que ocorre durante o Verão e que visa promover não só a música, mas também o teatro e a poesia.

Características do convento

O Convento dos Capuchos é marcado pela simplicidade, refletindo de certa forma o modo de vida levado pelos frades franciscanos que ali residiam. No janelão da fachada principal observa-se as armas da Ordem Franciscana à esquerda, e o brasão da família Távora à esquerda. A simplicidade continua dentro da igreja, onde se pode visitar o túmulo de Lourenço Pires de Távora na capela-mor.

Fotografia do Jardim do Convento dos Capuchos
Localew

O Jardim

Para além da zona central do convento, pode-se visitar também os jardins que o envolvem. A zona do jardim também é caracterizada pela simplicidade, e pode-se aqui observar diversos painéis de azulejos. Além disso, é um óptimo local para descansar e estar em contacto com a natureza.

O Miradouro

Localizado nas traseiras do Convento dos Capuchos, este miradouro permite avistar uma paisagem abrangente, que se estende desde as praias da Caparica até à Serra de Sintra.

Localew

À esquerda pode observar-se as primeiras praias da Caparica, nomeadamente a praia da Riviera e a praia da Mata, assim como parte da cidade da Costa de Caparica, conseguindo avistar-se a beleza das praias que caracterizam esta zona.

À direita avista-se o resto da cidade da Costa de Caparica, englobando também a praia de S. João e a Cova do Vapor. Mais ao fundo surgem as zonas de Carcavelos e de Cascais, sendo a paisagem completada pela Serra de Sintra, que surge em último plano.

Fotografia do panorama visto do Miradouro do Convento dos Capuchos
Localew

Informação Geral

Morada: Rua Miradouro dos Capuchos, 2825-041 Caparica
Horário: Quarta a sábado das 10h00 às 18h00
Website: Câmara Municipal de Almada
Email: capuchos@cma.m-almada.pt
Telefone: (+351) 212 919 342
Transportes: Autocarro 124, 167, 174 (TST – Transportes Sul do Tejo)

Mapa

Cronologia

1558: Fundação do Convento dos Capuchos
1566: Regresso de Lourenço Pires de Távora a Portugal, e retiro na Caparica
1755: Terramoto provoca danos no convento
1834: Extinção das ordens religiosas
1950: Câmara Municipal de Almada adquire o convento
Década de 60 e 70: Construção do jardim
2000: Obras de requalificação do convento

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar