Espigueiros do Soajo

Espigueiros do Soajo

Os Espigueiros do Soajo, são um conjunto de 24 espigueiros localizados na Vila de Soajo, pertencente ao concelho de Arcos de Valdevez, que se encontram agrupados num penedo de afloramentos graníticos. O Conjunto de Espigueiros do Soajo possui o destaque da elevada beleza natural na sua localização, bem como a Vila de Soajo é destacada pela organização social e económica, onde os espigueiros contribuíam para obter conteúdos essenciais à sobrevivência da comunidade.

Fotografia dos Espigueiros do Soajo, localizados no concelho de Arcos de Valdevez
Joseolgon, Wikimedia Commons

Este conjunto data do Século XVIII e do Século XIX, em que se observa a gravação das datas de 1729, 1762, 1799, 1882 e 1884 nos seus lintéis, a fazerem referência à construção. Os espigueiros registaram a sua maior atividade no passado com o investimento na cultura do milho, e tinham como função a secagem do milho e o resguardar de intempéries e dos animais.

Na sua estrutura estão presentes diversas fendas que permitem a circulação do ar entre as espigas que no interior ficam empilhadas, conseguindo assim manter a correta secagem e a armazenagem do milho. Atualmente os Espigueiros do Soajo ainda são utilizados pela comunidade local na secagem do milho.

Fotografia detalhada dos Espigueiros do Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez
José Antonio Gil Martínez, Wikimedia Commons

Alguns dos Espigueiros do Soajo possuem um elemento que se destaca, sendo este uma pequena cruz no cimo do espigueiro. Este elemento evidencia os vestígios de sacralização que demonstra a devoção da população e possivelmente a invocação de proteção sobre os bens que armazenavam nos espigueiros, com procura da sua conservação e do normal desenvolvimento da população.

Informação Geral

Morada: Eido do Penedo – Soajo
Horário: Aberto 24h
Site: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez
E-mail: geral@cmav.pt
Telefone: (+351) 258 520 500

Mapa

Cronologia

→ Século XVIII e Século XIX: Construção dos espigueiros
→ 1729, 1762, 1799, 1882 e 1884: Datas gravadas nos lintéis do conjunto dos Espigueiros do Soajo, como referência à sua construção

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar