Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz

Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz

A Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, encontra-se situado na cidade de Barcelos, e a sua história remonta ao ano de 1504, quando apareceu uma misteriosa cruz de terra negra no chão do Campo da Feira. Após esse aparecimento, foi construída uma pequena capela em memória do sinal, no entanto após dois séculos, em 1704 foi construída a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz no mesmo local, que abriu ao culto em 1710.

A devoção

Logo após o “milagre das cruzes” foi estabelecida uma devoção que perdura até aos dias de hoje. Sendo uma das principais devoções do Minho, o acontecimento que resultou na construção da Igreja teve um forte impacto no crescimento religioso, que se pode também verificar com a primeira construção de um cruzeiro e de uma capela e evolução do local ao longo dos anos.

Fotografia do exterior da Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, em Barcelos
Travelholic Path, Wikimedia Commons

Esta devoção ao Bom Jesus da Cruz, que assume especial importância no Século XVI, como se pode observar com a imagem do Senhor da Cruz do início século XVI e que se encontra atualmente no retábulo no interior, resultou na definição dos eixos de circulação na cidade e dos caminhos que tinham destino o Norte, dado ser um dos principais templos da cidade.

A construção da igreja

A construção da Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, que começou em 1704 após se iniciar o processo de identificação do projeto em 1698, é considerada uma obra de referência da arquitetura barroca em Portugal. Com um estilo característico do norte de Portugal, foi utilizado principalmente o granito, que se conjuga com o branco da cal, para criar um espaço harmonioso.

Interior da Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, em Barcelos
Joseolgon, Wikimedia Commons

Características

A partir do exterior é possível observar uma Igreja de planta octogonal da Igreja, de quatro paredes retas e as restantes convexas, em que há uma hierarquia das passagens para o interior, em que na porta principal sobressai um tímpano curvo e nas laterais observa-se tímpanos triangulares. Também se observa uma cúpula granítica encimada por lanternim e uma torre sineira também de granito sobre a fachada principal.

O interior da Igreja impressiona pela sua robustez, com a grossura das paredes e a pesada cúpula de granito, com um corredor paralelo às três entradas. No interior há diversos elementos de destaque, tais como os painéis de azulejo setecentistas, os altares de talha dourada, o órgão com varandim e os oitos painéis em tela.

Fotografia da cúpula da Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, em Barcelos
Joseolgon, Wikimedia Commons

A visita à Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz alcança uma maior admiração no início de Maio, quando é realizada a Festa das Cruzes, que é considerada uma das mais importantes festas religiosas do concelho de Barcelos. Nesta altura do ano, a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz fica com o chão coberto por tapetes de pétalas durante a festa que tem a duração de cinco dias.

Detalhe do interior da Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, em Barcelos
Halley Oliveira, Wikimedia Commons

Informação Geral

Morada: Largo da Porta Nova, 4750-329 Barcelos
Site: Paróquia de Barcelos
E-mail: paroquiadebarcelos@sapo.pt
Telefone: (+351) 253 811 451

Mapa

Cronologia

→ 1504: Aparecimento de uma cruz de terra negra no chão barrento do Campo da Feira
→ 1701: Realização do projeto de construção
→ 1704: Construção da igreja
→ 1710: Abertura da igreja
→ 1725: Ampliação da construção

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar