Igreja Matriz do Montijo

Igreja Matriz do Montijo

Construída na primeira metade do século XVI, a Igreja Matriz do Montijo foi uma obra erguida e custeada pelos habitantes da então chamada Aldeia Galega. O crescimento populacional que se registou na localidade nessa altura, levou à construção de uma nova igreja, de forma a abranger um maior número de pessoas que a ermida de São Sebastião já não conseguia.

Igreja Matriz do Montijo na Praça da República, Montijo
Localew

Ampliação

O constante crescimento de habitantes da Aldeia Galega, foram promovidas obras de ampliação da igreja durante o século XVII. Foram realizadas intervenções na parte exterior da igreja com a construção da torre do relógio e das duas portas de entrada laterais de modo a promover uma maior fluidez na entrada e saída de pessoas; e foram ainda construídas as naves laterais, colunas e guarda vento no seu interior.

Interior da Igreja Matriz do Montijo
Localew

O revestimento em azulejo feito entre meados do século XVII e meados do século XVIII teve como objetivo o embelezamento do interior da igreja. Os azulejos aqui de dois tipos aqui presentes, azuis e amarelos, têm como motivo diversos episódios da vida da Virgem, com a intervenção do Espírito Santo, padroeiro da igreja.

Altar da Igreja Matriz do Montijo
Localew

Informação Geral

Morada: Praça da República, 2870-235 Montijo

Horário: Segunda: 08h00 às 17h00 | Terça a sexta: 08h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00 | Sábados e domingos: 08h00 às 13h00 e das 18h00 às 20h00

Email: paroquiaespiritosanto.montijo@gmail.com

Telefone: (+351) 212 307 506

Website: Paróquia do Montijo

Transporte: Autocarro 403, 413, 437, 453 (TST – Transportes Sul do Tejo)

Mapa

Cronologia

→ Século XVI: Início da construção da igreja
→ Século XVII: Obras de ampliação da igreja
→ Meados do século XVII: Revestimento de azulejo

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar