Memorial de Odivelas

Memorial de Odivelas

O Memorial de Odivelas, monumento também conhecido como Cruzeiro de Odivelas, encontra-se a duzentos metros do Mosteiro de Odivelas e localizado no centro histórico de Odivelas, com uma orientação de Sudoeste-Nordeste, pelo que tem uma face voltada para Lisboa e outra para o Mosteiro de Odivelas.

A construção do Memorial de Odivelas

Este monumento terá sido construído no século XIV, no entanto não há certeza quanto à sua origem. Uma das possíveis origens para a construção do Memorial de Odivelas terá sido estabelecer um padrão de couto que definia o limite territorial da área do Mosteiro. A sua origem também se encontra dividida em mais duas outras possibilidades, uma dessas que defende que a construção foi efetuada para comemorar a chegada do corpo de D. Dinis, falecido em 1325, com vista ao Mosteiro de Odivelas onde iria ser sepultado, e outra que indica que foi construído para a deposição do corpo de D. João I durante o transporte para o Mosteiro da Batalha em 1433.

Foto do Memorial de Odivelas, localizado junto ao Mosteiro de Odivelas
CorreiaPM, Wikimedia Commons

Características do Memorial de Odivelas

Considerado uma das obras mais interessantes do Gótico em Portugal, é composto por calcário Lioz extraído das pedreiras de Trigache – Famões, e é constituído pela base, dupla arcaria sobreposta e coroamento. A primeira arcaria estão presentes quatro pares de colunas que suportam três arcos trilobados e na segunda um arco ogival.

No Memorial de Odivelas é também possível outros alguns elementos, tais como o escudo português medieval presente na face Noroeste e que foi utlizado na Armaria até ao reinado de D. Fernando, e ainda um adorno superior de uma cruz, constituída por quatro semicírculos que dão origem a um florão, que costuma estar presente nos monumentos portugueses do Século XIV.

O Memorial de Odivelas foi classificado como Monumento de Interesse Nacional em 1910, e em 1955 foi fixada a sua Zona Especial de Proteção.

Informação Geral

Morada: Largo da Memória, Odivelas

Horário: 24h

Email: turismo@cm-odivelas.pt

Telefone: (+351) 219 320 425

Website: Câmara Municipal de Odivelas

Transporte: Autocarros 3, 201, 237, 901, 931 (Rodoviária de Lisboa)

Mapa

Cronologia

→ Século XIV: Possível construção da estrutura para estabelecer o limite do couto das religiosas do Mosteiro de Odivelas, no entanto não está definida a sua origem
→ 1938: Alteração do local do Memorial de Odivelas, em que foi recuado para evitar a deterioração e danos devido ao rebaixamento de estrada
→ 1944: Aprovada a Zona de Proteção
→ 1955-03-01: Definida a Zona Especial de Proteção do Memorial de Odivelas
→ 2004: Alteamento da zona envolvente ao Memorial, com melhoria da plataforma de acesso
→ 2005 a 2011: Proposta, parecer favorável e homologação da Zona Especial de Proteção conjunta do Mosteiro, Igreja Paroquial e Memorial de Odivelas

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar