Museu Condes de Castro Guimarães

Museu Condes de Castro Guimarães

Situada no Parque Marechal Carmona, a Casa-Museu Condes de Castro Guimarães é um exemplo vivo da mistura de diferentes estilos arquitetónicos, passando pelo neogótico, neoromânico, neoárabe e neomanuelino. Os motivos exteriores conjugados com um magnífico gosto decorativo do seu interior, conferem a este palacete uma beleza irresistível.

Vista exterior do Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais
Joaomartinho63, Wikimedia Commons

A construção do palácio

O Palácio dos Condes de Castro Guimarães, também conhecido por Torre de São Sebastião, foi edificado no final do século XIX e início do século XX a mando de um aristocrata de ascendência irlandesa chamado Jorge O’Neill. Inicialmente, o palácio foi construído para ser uma residência de veraneio da família O’Neill, mas a existência de algumas dificuldades financeiras levou à venda do imóvel a Manuel de Castro Guimarães em 1910.

A compra do imóvel por Manuel de Castro Guimarães provocou alterações no interior do palácio para que ele e a sua família pudessem ali habitar durante grande parte do ano. Procedeu-se à compra de mobiliário de diversas épocas e foi feita a encomenda de um órgão do estilo neogótico, conferindo ao interior do palácio uma diversidade de estilos.

Páteo interior do Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais
g.sighele, Wikimedia Commons

A instalação do museu

A família habitou a casa até finais da década de 20, altura em que Manuel de Castro Guimarães faleceu. No entanto, deixou explícito no seu testamento que deixava o palácio aos cuidados do município de Cascais sob condição de ser transformada em museu. Efetivamente, a casa-museu foi inaugurada a 12 de julho de 1931, sendo o espaço museulógico mais antigo do concelho de Cascais e que pode ser visitado por qualquer pessoa nos dias de hoje.

Sala interior do Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais
g.sighele, Wikimedia Commons

Informação Geral

Morada: Avenida Rei Humberto II de Itália, Parque Marechal Carmona, 2750-319 Cascais

Horário: Terça a domingo: 10h00 às 18h00 | Encerrado: Segunda

Email: mccg@cm-cascais.pt

Telefone: (+351) 214 815 304

Website: Câmara Municipal de Cascais

Transporte: Autocarro 427 (Scotturb)

Mapa

Cronologia

→ Final do século XIX – Início século XX: Construção do palácio
→ 1910: Venda do palácio a Manuel de Castro Guimarães
→ 1927: Data de falecimento de Manuel de Castro Guimarães
→ 12 de julho de 1931: Inauguração do museu

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar