Museu do Vinho e da Vinha

Museu do Vinho e da Vinha

O Museu do Vinho e da Vinha, localizado do concelho de Loures, na zona histórica de Bucelas, foi inaugurado em Julho de 2013 e procura apresentar a história local e promover o território, através do vinho característico da região de Bucelas. Assim, neste museu é possível conhecer um conjunto de memórias, atividades e vivências, que contribuem também para a coesão do território, da comunidade e das suas tradições.

A história do edifício e do museu

Apesar do Museu do Vinho e da Vinha ter aberto ao público há poucos anos, o edifício onde se encontra instalado apresenta história relacionada com a tradição vitivinícola local. O edifício que data do século XIX, foi a residência da família Camillo Alves, um dos maiores produtores de vinho de Bucelas. Junto deste edifício constava uma adega e um armazém de vinhos, que juntamente com o jardim foram recuperados para a construção do museu.

Este espaço encontra-se em duas áreas de exposição, uma dessas para a realização de exposições permanentes e uma outra para as exposições temporárias. Na exposição permanente os visitantes têm a possibilidade de conhecer as diferentes fases de trabalho da vinha e quais os meios tradicionais de produção do vinho. Na área de exposições temporárias são desenvolvidas diversas exposições, sendo que o tema destas é sempre referente ao vinho.

O museu para além dos espaços de exposição possui também o Centro de Documentação Camilo Alves, que está vocacionado para a temática vinícola, o Centro de Interpretação da Rota Histórica das Linhas de Torres que proporciona conhecimento acerca da Guerra Peninsular, loja, sala de prova de vinhos e serviços educativos.

Foto da sala interior do Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, em Loures
Câmara Municipal de Loures

O Centro de Interpretação da Rota Histórica das Linhas de Torres procura proporcionar e promover o conhecimento acerca da Guerra Peninsular, de modo a preservar a história, memória e cultura da atitude do povo nestes acontecimentos. No início do século XIX, com preocupação de defender a cidade de Lisboa, o povo uniu-se e construiu um sistema de fortificações militares, sendo isso apresentado e recordado neste espaço.

Informação Geral

Morada: Rua D. Afonso Henriques, 2 e 4 (EN 16), 2670-637 Bucelas

Horário: Terça-feira a domingo: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | Encerrado: Segundas e feriados

Email: dc@cm-loures.pt

Telefone: (+351) 211 150 660

Website: Câmara Municipal de Loures

Transporte: Autocarro 335, 336, 339, 340 e 358 (Rodoviária de Lisboa)

Mapa

Cronologia

→ Século XIX: Data do edifício onde se instala o Museu, o qual foi a residência da família Camillo Alves, um dos maiores produtores de vinho de Bucelas
→ 2013: Inauguração do museu

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar