Museu Nacional de Arqueologia

Museu Nacional de Arqueologia

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) é uma instituição que se foca na história do povoamento no território nacional desde as suas origens até aos tempos recentes. O seu acervo é composto por itens vindos de coleções pertencentes a múltiplas individualidades e coletividades. Entre estas individualidades destaca-se o fundador do museu, Leite de Vasconcelos, e de Estácio da Veiga. O acervo também tem vindo a ser enriquecido ao longo do tempo por coleções da Casa Real Portuguesa, coleções relacionadas com arqueologia do antigo museu das Belas Artes, e por diversas doações feitas por colecionadores. A constante parceria entre o museu e as diferentes universidades e instituições de todo o mundo fazem com que o MNA seja um dos mais importantes museus portugueses com especialização na matéria.

Museu Nacional de Arqueologia
Jose Luis Filpo Cabana, Wikimedia Commons

O museu foi fundado com o nome de Museu Ethnográfico Português em 1893, tendo sido José Leite de Vasconcelos nomeado para a sua direção. Naquela altura estava instalado na Academia das Ciências de Lisboa e o seu acervo era apenas composto pelas coleções pessoais de Estácio da Veiga e do próprio Leite de Vasconcelos. No virar do século, em 1903 o museu é instalado no antigo dormitório do Mosteiro dos Jerónimos, local onde ainda hoje permanece, e 3 anos mais tarde é aberto ao público.

Interior do Museu Nacional de Arqueologia
xiquinhosilva, Wikimedia Commons

Em 1929, dá-se a entrada de Manuel Heleno para a direção do museu, registando-se um aumento significativo no número de peças do acervo disponibilizado, consequência das diversas campanhas de escavações realizadas entre 1930 e 1960. Nos anos que se seguiram o museu viu o seu nome ser mudado por duas vezes, primeiramente para Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia em 1965, e posteriormente para Museu Nacional de Arqueologia do Dr. Leite de Vasconcelos em 1989.

Interior do Museu Nacional de Arqueologia
xiquinhosilva, Wikimedia Commons
Interior do Museu Nacional de Arqueologia
xiquinhosilva, Wikimedia Commons

Informação Geral

Morada: Edifício dos Jerónimos, Praça do Império 1400-206 Lisboa

Horário: 3ª feira a Domingo: 10h00 às 18h00 | Encerrado: 2ª feira, domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho, 24 e 25 de Dezembro e 1 de Janeiro

Email: geral@mnarqueologia.dgpc.pt

Telefone: (+351) 213 620 000

Website: Museu Nacional de Arqueologia

Transporte: Autocarro 714, 727, 728, 729, 751 (Carris) | Eléctrico 15E (Carris) | Comboios Linha de Cascais – Estação de Belém (CP) | Barco Estação Fluvial de Belém

Mapa

Cronologia

→ 1893: Fundação do Museu Ethnográfico Português
→ 1903: Instalações no Mosteiro dos Jerónimos
→ 1965: Mudança de nome para Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia
→ 1989: Mudança de nome para Museu Nacional de Arqueologia do Dr. Leite de Vasconcelos

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar