Museu Nacional de Arte Antiga

Museu Nacional de Arte Antiga

O museu apresenta um acervo com mais de 40.000 itens de arte do século XII ao século XIX, incluindo pintura, escultura, ourivesaria e outros artigos decorativos de diversas partes do mundo. Entre os artigos mais importantes do museu destacam-se os Painéis de S. Vicente, a cruz de D. Sancho I, e a Custódia de Belém. Destaca-se também a existência de artigos provenientes da Ásia e de África, entre os quais peças de mobiliário, cerâmica e tapeçaria.

Museu Nacional de Arte Antiga
João Carvalho, Wikimedia Commons

O Museu Nacional de Arte Antiga, ou Museu das Janelas Verdes, tem a sua origem por volta de 1834, altura em que o absolutismo levou à dissolução das ordens religiosas existentes no país. Esta extinção fez com que os pertences das diversas ordens religiosas existentes passassem para o poder do Estado, ficando ao cuidado da Academia de Belas-Artes de Lisboa.

Painéis de São Vicente - Museu Nacional de Arte Antiga
Georges Jansoone, Wikimedia Commons

Mais tarde, em 1862, foi inaugurada a Galeria Nacional de Pintura da Academia Real de Belas-Artes, composta pelos artigos que tinham ficado ao cuidado da Academia de Belas-Artes. No entanto, as condições gerais da galeria não eram as melhores, nomeadamente em relação à humidade existente nas salas.

Interior do Museu Nacional de Arte Antiga
Vernaccia, Wikimedia Commons

O museu como o conhecemos hoje em dia foi inaugurado a 11 de Maio de 1884 no palácio Alvor-Pombal com o nome de Museu de Bellas Artes e Arqueologia. Após a implantação da república em 1910, o museu não apresentava condições necessárias para exposição do acervo. Em 1940 é inaugurado um edifício adjacente ao palácio das Janelas Verdes que tinha sido anteriormente um convento. O novo edifício permitiu a expansão do palácio e consequente capacidade para albergar um maior número de itens do acervo do museu.

Interior do Museu Nacional de Arte Antiga
Daniel Villafruela, Wikimedia Commons

Informação Geral

Morada: Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa

Horário: Terça a Domingo: 10h00 às 18h00 | Encerrado: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho, 25 de Dezembro

Email: geral@mnaa.dgpc.pt

Telefone: (+351) 213 912 800

Website: MNAA

Transporte: Autocarro 201, 713, 714, 727, 728, 732, 760 (Carris) | Eléctrico 15E, 18E (Carris) | Comboios Linha de Cascais – Estação de Santos (CP)

Mapa

Cronologia

→ 1834: Dissolução das ordens religiosas
→ 1862: Inauguração da Galeria Nacional de Pintura da Academia Real de Belas-Artes
→ 1884: Inauguração do Museu de Bellas Artes e Arqueologia
→ 1940: Ampliação do espaço

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar