Palácio de Seteais

Palácio de Seteais

Parte integrante da paisagem palaciana da serra de Sintra, o Palácio de Seteais é uma construção do século XVIII promovida por um holandês chamado Daniel Gildemeester numa terra que fora cedida pelo Marquês de Pombal.

Origem

A origem do nome Seteais deriva muito provavelmente do facto de naquelas terras ter existido o cultivo de centeio , chamando-se naquela altura “centeais”. A construção do palácio ocorreu entre 1783 e 1787, tendo sido inaugurado no dia do aniversário de Daniel Gildemeester, no dia 25 de julho desse ano.

Foto da fachada do Palácio de Seteais, em Sintra
Pedrotdriver, Wikimedia Commons

O Palácio de Seteais e D. João VI

Após a sua morte em 1793, a propriedade é comprada pelo 5º Marquês de Marialva, D. Diogo José Vito de Menezes Noronha Coutinho, à viúva de Gildemeester. O novo proprietário procedeu imediatamente obras de alargamento e transformação, tendo sido adoptada uma simetria nos edifícios em forma de U. Procedeu também à ligação entre os dois edifícios com um arco triunfal, erguido para comemorar a visita do rei D. João VI e da sua esposa Carlota Joaquina ao Palácio de Seteais.

Foto da fachada do Palácio de Seteais, em Sintra
Gryffindor, Wikimedia Commons

No topo do arco pode ler-se a seguinte inscrição: “AUGUSTO JOANNI, FIDELISSIMO PRINCIPI / REGENTI, LUSITANAE GENTIS SPEI, AMORI, AC DELICIIS, OB PACEM DESIDERATAM, INNUME / RASQUE RES, CALAMITOSIS TEMPORIBUS, NON / TANTUM ARMIS IMPERII AB OMNI AEVO SEM / PER INVICTIS, SED ET SAPIENTIA, PRUDENTIA, / ET IUSTITIA, ANIMI SUI REGII OPTIMIS VIRTU / TIBUS, FELICITER, PRECLARISSIME QUE PERA / CTAS, MARCHIO MARIALVAE HOC MONUMENTUM / C. ANNO MDCCCII”

Paisagem vista do Palácio de Seteais, em Sintra
Gryffindor, Wikimedia Commons

A morte do Marquês de Marialva em 1803 iniciou uma sequência de complicadas sucessões que se estenderam ao longo de todo o século XIX. Durante este tempo foi registado um progressivo abandono do Palácio de Seteais, que culminou na sua compra em 1946 pelo estado português. Na década seguinte foram promovidas obras de adaptação a hotel, tendo sido inaugurado o Hotel de Seteais no dia 29 de setembro de 1955.

Sala interior do Palácio de Seteais, em Sintra
Gryffindor, Wikimedia Commons

Informação Geral

Morada: Rua Barbosa du Bocage, 8, 2710-517 Sintra

Transporte: Autocarro 435 (Scotturb)

Mapa

Cronologia

→ 1783 a 1787: Construção do palácio
→ 25 de julho de 1787: Inauguração
→ 1793: Morte de Gildemeester
→ 1797: Compra da quinta pelo Marquês de Marialva
→ 1802: Construção do arco triunfal
→ 1803: Morte do Marquês de Marialva
→ 1946: Compra da propriedade pelo Estado português
→ 29 de setembro de 1955: Inauguração do Hotel de Seteais

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar