Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira

O Palácio da Regaleira, também chamado Palácio do Monteiro dos Milhões ou mais genericamente Quinta da Regaleira, situa-se à saída da vila de Sintra a caminho do palácio de Seteais. A Quinta da Regaleira é constituída por um magnífico palácio cercado por jardins, lagos e grutas, conferindo ao local uma beleza excepcional e uma certa misteriosidade adensada pelo nevoeiro constante característico daquele local.

Quinta da Regaleira
Susanne Nilsson, Wikimedia Commons

Apesar de a construção atual ser relativamente recente, datada do ano 1910, a história da Quinta da Regaleira remonta ao século XVII. De acordo com a documentação histórica no ano 1697 as terras onde a quinta está hoje localizada foram compradas por José Leite, tendo sido entretanto designada como Quinta da Torre. É só a partir de 1830 que a quinta adquire a atual designação.

A quinta foi entretanto adquirida por Ermelinda Allen Monteiro de Almeida, filha de um negociante do Porto, tendo sido construída nesta altura uma casa de campo no local. No entanto, a Quinta da Regaleira como hoje a conhecemos foi obra de António Augusto de Carvalho Monteiro, que adquiriu a propriedade no ano 1892.

Jardins da Quinta da Regaleira
Susanne Nilsson, Wikimedia Commons

A vontade de Carvalho Monteiro de criar o seu lugar de eleição naquela quinta aliou-se o gosto e talento do arquiteto italiano Luigi Manini, responsável pela construção do Palácio do Buçaco e do Palácio dos Condes de Castro Guimarães. Dá-se então o início da construção do palácio em 1898, procedendo-se também à construção de todos os elementos envolventes (jardins, grutas, lagos, entre outros). Entretanto, dá-se também o início da construção da capela da quinta com motivos do estilo neomanuelino, seguindo-se a construção do jardim das Quimeras.

Jardins da Quinta da Regaleira
Susanne Nilsson, Wikimedia Commons

Em meados de 1949 dá-se o pedido para realizar obras de remodelação no palácio, tendo estas sido concluídas 2 anos mais tarde. Em 1997 a Quinta da Regaleira é adquirida pela Câmara Municipal de Sintra, passando assim a ser gerida por uma entidade pública.

Poço Iniciático na Quinta da Regaleira
Joseolgon, Wikimedia Commons

Informação Geral

Morada: Quinta da Regaleira, 2710-567 Sintra

Horário: 1 de Abril a 30 de Setembro: 9h30 às 20h00 (última entrada às 19h00) | 1 de Outubro a 31 de Março: 9h30 às 18h00 (última entrada às 17h00)

Email: geral@cultursintra.pt

Telefone: (+351) 219 106 650

Website: Quinta da Regaleira

Transporte: Autocarro 435 Scotturb

Mapa

Cronologia

→ 1697: Compra das terras por José Leite
→ 1892: António Augusto de Carvalho Monteiro adquire a quinta
→ 1898: Início das obras do palácio
→ 1905: Início das obras da capela
→ 1911: Construção do Jardim das Quimeras
→ 1949: Obras de remodelação do palácio
→ 1997: Aquisição da quinta pela Câmara Municipal de Sintra

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar