Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel

Também conhecido por Santuário de Nossa Senhora da Pedra de Mua, este santuário localiza-se no Cabo Espichel, um conhecido promontório situado a oeste da vila de Sesimbra. O complexo do santuário é atualmente composto pela Igreja de Nossa Senhora do Cabo, hospedarias, a Casa da Ópera, a Casa da Água e o respetivo aqueduto, e a Ermida da Memória.

O culto à Nossa Senhora do Cabo está presente neste local desde 1410, altura em que alegadamente dois pescadores avistaram uma imagem de Nossa Senhora. Foi então construída a Ermida da Memória, local onde ficava guardada a imagem de Nossa Senhora e que começou a ser um local de grande afluência de peregrinos. Esta elevada afluência de peregrinos levou também à construção de casas, onde ficavam acomodados aquando das suas deslocações ao local.

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel
Alvesgaspar, Wikimedia Commons

A Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel, mandada construir pelo rei D. Pedro II, foi edificada entre 1701 e 1707 e mais tarde decorada com frescos e pinturas de Lourenço da Cunha, e acolhe atualmente a imagem de Nossa Senhora do Cabo. A construção das duas alas de hospedagem, ou Casa dos Círios, existentes atualmente no local apenas se deu em 1715 devido à crescente afluência de peregrinos, demolindo-se as antigas casas que serviam de abrigo. É também no século XVIII, mais especificamente em 1770, que se dá a construção da Casa de Água e do Aqueduto do Cabo Espichel. Estas duas construções tinham como principal função o transporte de água desde a aldeia de Azoia até às instalações do santuário.

O santuário apresenta também a Casa da Ópera, uma edificação feita em 1770. Este edifício era o palco de diversos eventos de animação cultural, e ainda o local onde a Família Real promovia espetáculos aquando das suas visitas ao santuário. O santuário foi, no entanto, perdendo protagonismo ao longo dos anos, principalmente durante as invasões francesas e da fuga da Família Real para o Brasil. No entanto, nos séculos que se seguiram continuou-se a registar romarias no local, sendo ainda hoje possível participar nas celebrações em honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel.

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel
Joaomartinho63, Wikimedia Commons

Para além dos motivos religiosos característicos, o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel oferece ainda uma magnífica paisagem para o Oceano Atlântico. A grande altitude do cabo oferece uma vista vertiginosa da paisagem escarpada, permitindo observar o Farol do Cabo Espichel à esquerda, bem como toda a paisagem protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e ainda a serra de Sintra à direita.

Informação Geral

Morada: Cabo Espichel, 2970 Sesimbra

Horário: Todos os dias: 9h30 às 18h00

Telefone: (+351) 212 231 031

Transporte: Autocarro 201, 261 (TST – Transportes Sul do Tejo)

Mapa

Cronologia

→ 1410: Avistamento de Nossa Senhora
→ Século XV: Construção da Ermida da Memória
→ 1701: Construção da Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel
→ 1715: Construção da Casa dos Círios
→ 1770: Construção da Casa de Água, do aqueduto e da Casa da Ópera
→ Início do século XIX: Invasões francesas e fuga da família real para o Brasil

Partilhar

Deixar uma resposta

Fechar