Torre de Belém

Torre de Belém

A Torre de Belém, ou Torre de São Vicente de Belém, é um monumento construído na época dos Descobrimentos e tinha como função a defesa da cidade de Lisboa. Na sua arquitetura está evidente o estilo manuelino, característico da época de construção, evidenciando diversos elementos como esferas armilares, cordas, escudos, para além de uma cabeça de rinoceronte situada numa guarita, influência dos contactos com outras culturas estabelecidas neste período.

A ideia da construção

Inicialmente a torre foi projetada para corrigir a insuficiência dos sistemas de defesa na cidade de Lisboa. Foi mandada construir por D. Manuel em homenagem ao Santo Patrono de Lisboa, S. Vicente, e com diversos motivos correspondentes aos Descobrimentos Portugueses. A imagem de S. Vicente pode ainda hoje ser observada na fachada norte do edifício. Juntamente com o baluarte de Cascais e o Forte de São Sebastião da Caparica formava o sistema de defesas da barra do Tejo.

A conclusão da sua construção garantiu uma maior segurança face a ataques vindos do mar, mas ao longo dos anos a torre foi perdendo o seu protagonismo como sistema de defesa da cidade, tendo servido como farol e de prisão política a partir de 1580, aquando do domínio filipino. Em 1589, Filipe I mandou construir os quartéis Filipinos a fim de albergar os militares de defesa.

Torre de Belém
Bonilla, Wikimedia Commons

Reabilitação e reconhecimento

Na sequência das invasões francesas, a torre recebeu modificações na estrutura de forma a suportar novas instalações militares e aquartelamento de tropas. Após este período a torre evidenciava sinais de ruína, tendo sido feita uma intervenção a mando de D. Fernando II para reparar a estrutura. Foram também demolidos os quartéis filipinos construídos durante o domínio dos Filipes.

A Torre de Belém encontra-se desde 1907 classificada como monumento nacional, e inscrita na lista de Património Mundial da UNESCO desde 1983, conferindo-lhe assim o estatuto de importância histórica e arquitetónica.

Baluarte da Torre de Belém
Georges Jansoone, Wikimedia Commons

Informação Geral

Morada: Avenida Brasília, 1400-038 Lisboa

Horário: Outubro a Abril: 10h00–17h30 | Maio a Setembro: 10h00–18h30 | Encerrado: Segundas-feiras, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho e 25 de Dezembro

Email: geral@mjeronimos.dgpc.pt

Telefone: (+351) 213 620 034

Website: Torre de Belém

Transporte: Carreira nº 15E (Eléctrico); Autocarro nº 729 (Carris)

Mapa

Cronologia

→ 1514: Início da construção
→ 1520: Conclusão da construção
→ 1580: As masmorras servem de prisão
→ 1589: Construção dos Quartéis Filipinos
→ 1808: Modificações para suportar instalações militares
→ 1845: Obras de reconstrução
→ 1907: Classificação como monumento nacional
→ 1983: Inscrição na lista de Património Mundial da UNESCO

Deixar uma resposta

Fechar